Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


AMBIENTE SAUDÁVEL NO TRABALHO, É BOM PARA TODOS !

por ciprianoalves, em 28.11.12

Responsabilidades do líder

 

 

Exercer a função de líder na vida pessoal e profissional exige muito mais dedicação e comprometimento do que nós imaginamos. Um lider deve preocupar-se em criar um ambiente de trabalho organizado e saudável. A produtividade nos locais de trabalho aumenta ou diminui em função do ambiente, simplesmente pela ausência de preparação em questões básicas e que todos conhecemos.

 

Aspectos que todo líder deve praticar, para tornar o ambiente do seu local de trabalho saudável, permitindo o aumento da produtividade, motivação na sua equipa, um melhor clima e relacionamento dentro da organização e entre seus liderados. Todos nós procuramos a melhoria contínua. A isto chama-se evoluir.

 

Tornar um Ambiente de Trabalho Saudável



 

O líder, deve empenhar-se em criar um ambiente saudável, positivo, tranqüilo e de bom relacionamento entre todos.

Os funcionários a admitir devem, em função das necessidades, possuir o perfil correcto. Temos que prepará-los para desenvolver e exercer as funções, com a maior qualidade possível. Fazer elogios e dar feedback, quando se tem um bom resultado,motiva os funcionários. Os erros, quando os houver, devem ser corrigidos de uma forma amigável e exemplar, para que os funcionários não repitam mais o erro e melhorem a sua produtividade. Incentivar os funcionários com prêmios/bônus quando as metas forem atingidas. Tratá-los da mesma forma de como nós gostaríamos de ser tratados e por último, fazer sempre a pergunta: O que falta para termos um ambiente melhor?

 

Pontos que ajudam a ter um ambiente saudável:

  • Ser confiável
  • Ser uma pessoa honesta
  • Dar às pessoas consideração e reconhecimento
  • Manter sempre a palavra
  • Ser um bom ouvinte
  • Demonstrar ser uma pessoa positiva e motivada
  • Motivar os funcionários
  • Não falar de outras pessoas pelas costas
  • Usar a simples cortesia de um Olá, Por favor, Obrigado, Desculpe, Óptimo trabalho, etc.

O que não se deve fazer:

  • Ser agressivo
  • Quebrar promessas e compromissos
  • Apunhalar os outros pelas costas
  • Mau ouvinte
  • Arrogante
  • Criticar o funcionário perto de todos os outros, esse funcionário com certeza ficará desmotivado e com raiva de si, diminuindo a produtividade e piorando o relacionamento entre ambas as partes.

Para a empresa o resultado, existência de um bom ambiente de trabalho, é o aumento da produtividade, funcionários motivados, óptimo relacionamento entre eles, funcionários felizes e um ambiente extremamente apropriado para se trabalhar motivado e tranqüilo.

 

Carácter, todo Líder deve ter



O Líder tem que ter caráter, pois sem caráter ele não consegue liderar nem a si próprio. Por isso, listo abaixo as características de um excelente líder:

 

Paciência: Mostrar autocontrole
Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo.
Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância.
Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes.
Abnegação: Satisfazer a necessidade dos outros.
Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado.
Honestidade: Ser livre de engano.
Compromisso: Sustentar suas escolhas.
Resultados – Serviço e Sacrifício: Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

 

Não esquecer que:

 

O local de trabalho não é extensão da casa de cada um. O local de trabalho é o local de trabalho, é outro lugar diferente da casa de cada pessoa, da intimidade de cada colaborador.Mas no ambiente de trabalho deve-se desenvolver relações de trabalho, relações profissionais e apenas relações profissionais, nada pessoais, embora muitas vezes favoreçam o nascer de amizades pelo ponto em comum, que é o trabalho, o local de trabalho.

 

A importância da ética e etiqueta no ambiente de trabalho

  • Responda a todos os e-mails que lhe forem enviados nem que seja para dizer “desculpe, estou sem tempo para responder agora”. Evite enviar mensagens desnecessárias, avalie se aquele conteúdo é realmente importante para cada pessoa em cópia.
  • Utilize o e-mail da empresa, ou outros canais de comunicação somente para assuntos que se prezem a ela, deixe os assuntos pessoais para serem comunicados pessoalmente, isso evita problemas e transtornos.
  • Quando for escrever, escreva pouco e mantenha um carácter formal, observe se está utilizando regras gramaticais e cuide do emprego adequado das palavras.
  • Cumpra horários e datas, evite fazer com que os outros tenham de esperar pela conclusão de sua actividade para começar a parte deles. Isso gera improdutividade e um clima ruim entre os colaboradores.
  • Preste atenção no que as pessoas lhe dizem, no mínimo ouça-as.
  • Retorne as ligações telefónicas e quando for telefonar para alguém pergunte à pessoa se ela está disponível para conversar.
  • A sua imagem pessoal deve se basear no equilíbrio, vista-se com bom senso, sem excessos e adequadamente ao momento e as circunstâncias.
  • Seja cauteloso ao postar informações nas redes sociais, muitas pessoas têm alcance a elas.
  • Evite fazer brincadeiras inoportunas com os colegas, tirar sarro, zombar, contar vantagem, falar palavrões e atender telefones, principalmente durante as reuniões. Não utilize linguagens técnicas, estrangeirismos nem palavras difíceis para impressionar, isso só dificultará a comunicação.
  • Não viva de mau humor e não fique reclamando da empresa e dos colegas, não fale e nem ria alto, respeite o colega ao lado.
  • E o mais importante de todos é, não fofocar! 

     Nota: Algumas imagens que utilizo são retiradas da internet

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:01




Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Visitas


Posts mais comentados



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D