FÉRIAS, planear, organizar e curtir!...
Com a chegada da Primavera, é altura de começar a pensar em férias! Se ainda pertence ao grupo dos que se podem dar ao luxo de usufruir de férias fora do ambiente normal aqui vão algumas sugestões, para que nada falhe e, ao contrário do seu objectivo, não se tornem em pesadelo!
O primeiro passo é escolher o destino e objectivo da viagem. Vai descansar? Pretende divertir-se? Vai só? Vai com amigos ou familiares? A preferência é beira mar ou campo? Este ponto é importante pois evita que alguém que pretenda descansar apenas, vá parar a um destino onde a vida é agitada e quem pretende diversão vá para um local sem vida nocturna, por exemplo.
Algarve
um destino mundialmente conhecido
Não esquecer a importância de já ter acautelado os gastos acrescidos que se vão ter durante o período de férias, para evitar surpresas desagradáveis. Há que contar com os passeios, as compras necessárias e também os presentes. É decisão da qual nos vamos arrepender mais tarde, contrair empréstimos para gozar férias!
Algarve
Escolher a data das férias é também de extrema importância já que, os preços variam muito e as temperaturas também. Os preços em determinadas alturas podem ter uma variação superior a cinquenta por cento.
Algarve e as suas famosas praias
O meio de transporte a utilizar é importante. A viagem de avião é mais rápida e pode ser mais barata se programada com antecedência. Se viaja de automóvel não esquecer os cuidados antes da viagem, desde o estado geral da viatura, tais como verificação dos níveis de óleo, água, escovas, estado e pressão dos pneus, esta variável com a carga, correcta distribuição do peso pelo veículo, inspecção válida e seguro em dia, estes são os principais cuidados, para que a viagem decorra sem surpresas.
Com o preço a que estão as portagens, nas minhas viagens pelo País e sempre que as estradas nacionais são opção segura, opto por estas, pois além das portagens temos a liberdade de parar sempre que queiramos e os serviços são substancialmente mais baratos, além de podermos usufruir de magníficas paisagens. Aconselho mais a utilização das estradas nacionais no centro e sul do País e desaconselho essa utilização no norte do País, já que a segurança assim o sugere.
Normalmente faço uma paragem de duas em duas horas e faço acompanhar-me de alguma alimentação e bebidas que se podem ingerir durante as viagens.
Para as refeições principais devemos ter em conta a oferta de restaurantes no itinerário e a sugestão que vos dou é a seguinte; qualquer restaurante onde se encontre muito carro estacionado, com destaque para os camions, é sinal que presta um serviço de qualidade e acessível.
Acreditem que este indicativo funciona mesmo!
Paisagem Alentejana
Quem viaja com crianças, deve ter muita atenção na hora de programar a viagem. Desde o transporte escolhido, até ao destino, devemos ter em conta a possibilidade de levar as crianças. Bebés de colo em viagens de avião, por exemplo, precisam de assento especial e devemos tratar antecipadamente junto à companhia aérea a necessidade ou não, de pagar e a disponibilidade de assentos especiais. De carro, não abrir mão da cadeirinha de acordo com a idade estipulada por lei para evitar acidentes e até multas.
No caso de alojamento em hotel, verificar a possibilidade de fornecimento de berços e pedir a programação dos passeios para não entediar as crianças, afinal, elas também merecem aproveitar.
Se o tempo de viagem for muito grande, não esquecer de levar brinquedos, jogos e lanches para distrair os pequenos, que costumam ficar ansiosos e impacientes durante a viagem.
Monsaraz
Alentejo
Todo excesso é prejudicial, e quando se trata de viagens, exagerar adquire um sentido ainda mais grave. Na hora de escolher o que se vai comer, principalmente se formos entrar em contacto com uma culinária local, à qual não estamos habituados, temos que ter algum cuidado. Alguns pratos, como os feitos com frutos do mar podem provocar infecções e alergias em pessoas susceptíveis. O tempêro diferente também pode gerar mal estar em algumas pessoas.
Evitar exageros na exposição ao sol, sobretudo nos horários de maior incidência de raios solares e, em hipótese alguma, descuidarmos do protector solar, válido tanto para adultos como para crianças.
Fazer compras durante as viagens pode ser uma tentação, mas devemos controlar-nos, para que quando voltarmos à rotina normal, tenhamos apenas boas recordações da viagem e não arrependimentos, na hora de fazer contas nunca esquecer que ...
NUNCA DEVEMOS IR ALÉM DAS NOSSAS POSSIBILIDADES!
Óptimas férias para todos!
Nota: Algumas imagens foram retiradas da Internet