A GANHAR SE PERDE E A PERDER SE GANHA!
Quem utiliza, como eu, os transportes públicos, tem-se deparado com algumas situações que o comum dos mortais não entende! Sempre ouvi recomendar a utilização dos transportes públicos, quaisquer que sejam os responsáveis deste País.
Os motivos principais destas recomendações baseiam-se no seguinte; os utilizadores destes transportes poupam muito dinheiro, contribuiem para o combate à poluição, contribuem para reduzir as importações, o tempo da viagem pode ser utilizado para ler, ouvir música, conversar, trabalhar, etc..., não se preocupam com o estacionamento, contribuem para melhorar a mobilidade nas grandes cidades, enfim!...
O que acontece na realidade; o cidadão gasta tanto ou mais se utilizar os transportes públicos do que gasta utilizando a sua viatura particular, para o mesmo percurso; a oferta está baseada apenas em razões económicas, isto é, apenas existe nas chamadas horas de ponta. Numa cidade como Lisboa, a partir das 21h 00m é uma aventura contar com transportes em dias de semana, porque aos domingos e feriados já ninguém conta com eles; nas horas de ponta andam apinhados e sem quaisquer condições de conforto e privacidade. Resumindo, o cliente paga um serviço que não lhe é prestado e ainda por cima caro!
Paga-se muito caro por um serviço que funciona parcialmente e desintegrado, com horários rígidos e completamente desajustados das necessidades dos seus clientes. Nas estações, algumas movimentam milhares de passageiros, as escadas rolantes e elevadores são pura e simplesmente desligados a partir das 10,00h e até às 17,00h e depois a partir das 21,00h, criando uma situação caricata, isto é passageiros de 1ª e de 2ª, não tendo estes útimos direito a estas "mordomias", embora paguem como os outros. Se a moda pega, vamos ter os elevadores e escadas rolantes dos Centros Comerciais e outros espaços públicos desligados, em determinadas horas, para poupar alguns euros! Isto é precisamente o contrário do que devia ser o seu objectivo principal, prestar um "serviço de qualidade com total respeito por todos os clientes"!
Quando se tratam os clientes desta forma, naturalmente que estes fogem a sete pés e, ao contrário do que seria desejável as empresas de transportes perdem mensalmente milhares de passageiros a favor do transporte individual.
Senhores responsáveis lembrem-se do provérbio; " A GANHAR SE PERDE E A PERDER SE GANHA"
Nota: Algumas imagens foram retiradas através de pesquisa na internet.