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ciprianoalves

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Responsabilidades do líder

Exercer a função de líder na vida pessoal e profissional exige muito mais dedicação e comprometimento do que nós imaginamos. Um lider deve preocupar-se em criar um ambiente de trabalho organizado e saudável. A produtividade nos locais de trabalho aumenta ou diminui em função do ambiente, simplesmente pela ausência de preparação em questões básicas e que todos conhecemos.

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Foto:glassdoor

Aspectos que todo líder deve praticar, para tornar o ambiente do seu local de trabalho saudável, permitindo o aumento da produtividade, motivação na sua equipa, um melhor clima e relacionamento dentro da organização e entre seus liderados. Todos nós procuramos a melhoria contínua. A isto chama-se evoluir.

Tornar um Ambiente de Trabalho Saudável


O líder, deve empenhar-se em criar um ambiente saudável, positivo, tranqüilo e de bom relacionamento entre todos.

Os funcionários a admitir devem, em função das necessidades, possuir o perfil correcto. Temos que prepará-los para desenvolver e exercer as funções, com a maior qualidade possível. Fazer elogios e dar feedback, quando se tem um bom resultado,motiva os funcionários. Os erros, quando os houver, devem ser corrigidos de uma forma amigável e exemplar, para que os funcionários não repitam mais o erro e melhorem a sua produtividade. Incentivar os funcionários com prêmios/bônus quando as metas forem atingidas. Tratá-los da mesma forma de como nós gostaríamos de ser tratados e por último, fazer sempre a pergunta: O que falta para termos um ambiente melhor?

Pontos que ajudam a ter um ambiente saudável:

  • Ser confiável
  • Ser uma pessoa honesta
  • Dar às pessoas consideração e reconhecimento
  • Manter sempre a palavra
  • Ser um bom ouvinte
  • Demonstrar ser uma pessoa positiva e motivada
  • Motivar os funcionários
  • Não falar de outras pessoas pelas costas
  • Usar a simples cortesia de um Olá, Por favor, Obrigado, Desculpe, Óptimo trabalho, etc.

O que não se deve fazer:

  • Ser agressivo
  • Quebrar promessas e compromissos
  • Apunhalar os outros pelas costas
  • Mau ouvinte
  • Arrogante
  • Criticar o funcionário perto de todos os outros, esse funcionário com certeza ficará desmotivado e com raiva de si, diminuindo a produtividade e piorando o relacionamento entre ambas as partes.

Para a empresa o resultado, existência de um bom ambiente de trabalho, é o aumento da produtividade, funcionários motivados, óptimo relacionamento entre eles, funcionários felizes e um ambiente extremamente apropriado para se trabalhar motivado e tranqüilo.

Carácter, todo Líder deve ter


O Líder tem que ter caráter, pois sem caráter ele não consegue liderar nem a si próprio. Por isso, listo abaixo as características de um excelente líder:

Paciência: Mostrar autocontrole
Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo.
Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância.
Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes.
Abnegação: Satisfazer a necessidade dos outros.
Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado.
Honestidade: Ser livre de engano.
Compromisso: Sustentar suas escolhas.
Resultados – Serviço e Sacrifício: Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

Não esquecer que:

O local de trabalho não é extensão da casa de cada um. O local de trabalho é o local de trabalho, é outro lugar diferente da casa de cada pessoa, da intimidade de cada colaborador.Mas no ambiente de trabalho deve-se desenvolver relações de trabalho, relações profissionais e apenas relações profissionais, nada pessoais, embora muitas vezes favoreçam o nascer de amizades pelo ponto em comum, que é o trabalho, o local de trabalho.

A importância da ética e etiqueta no ambiente de trabalho

  • Responda a todos os e-mails que lhe forem enviados nem que seja para dizer “desculpe, estou sem tempo para responder agora”. Evite enviar mensagens desnecessárias, avalie se aquele conteúdo é realmente importante para cada pessoa em cópia.
  • Utilize o e-mail da empresa, ou outros canais de comunicação somente para assuntos que se prezem a ela, deixe os assuntos pessoais para serem comunicados pessoalmente, isso evita problemas e transtornos.
  • Quando for escrever, escreva pouco e mantenha um carácter formal, observe se está utilizando regras gramaticais e cuide do emprego adequado das palavras.
  • Cumpra horários e datas, evite fazer com que os outros tenham de esperar pela conclusão de sua actividade para começar a parte deles. Isso gera improdutividade e um clima ruim entre os colaboradores.
  • Preste atenção no que as pessoas lhe dizem, no mínimo ouça-as.
  • Retorne as ligações telefónicas e quando for telefonar para alguém pergunte à pessoa se ela está disponível para conversar.
  • A sua imagem pessoal deve se basear no equilíbrio, vista-se com bom senso, sem excessos e adequadamente ao momento e as circunstâncias.
  • Seja cauteloso ao postar informações nas redes sociais, muitas pessoas têm alcance a elas.
  • Evite fazer brincadeiras inoportunas com os colegas, tirar sarro, zombar, contar vantagem, falar palavrões e atender telefones, principalmente durante as reuniões. Não utilize linguagens técnicas, estrangeirismos nem palavras difíceis para impressionar, isso só dificultará a comunicação.
  • Não viva de mau humor e não fique reclamando da empresa e dos colegas, não fale e nem ria alto, respeite o colega ao lado.
  • E o mais importante de todos é, não fofocar! 
 
     Nota: Algumas imagens que utilizo são retiradas da internet