Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ciprianoalves

ciprianoalves

23 Fev, 2014

CARNAVAL

O Carnaval é actualmente uma das festividades mais populares em todo o mundo.

Onde e porquê terá nascido o Carnaval?

Não existem certezas sobre a origem do Carnaval. Se há historiadores que associam esta festividade a cultos antigos, com início 10.000 anos a.C, feitos para agradecer as boas colheitas agrícolas, já outros argumentam que a origem do carnaval terá ocorrido bem mais tarde, no Egipto, como homenagem à deusa Isis e ao Touro Apis. Há ainda historiadores que atribuem o nascimento do Carnaval aos gregos, que tinham o costume de celebrar o início da Primavera agradecendo aos deuses.

Paulo NOvais/EFE

Desfile de Carnaval, na Mealhada

Fonte: notícias.r7.com

A própria palavra “Carnaval” divide os historiadores quanto à sua origem etimológica. Uns defendem que a palavra deriva de de "carne vale"que significa "deus carne" sendo assim uma forma de nos remeter para o início do período da Quaresma que era, no Cristianismo, um período de reflexão espiritual e também uma época de privação da carne como alimento.

Outros acham que a palavra Carnaval poderá ter origem em "currus navalis" que significacarro naval e é uma expressão anterior ao Cristianismo. Esta interpretação tem por base  os costumes dos Gregos e dos Romanos de festejarem a chegada da Primavera através de desfiles com carros alegóricos em forma de barco e trajes marítimos.

 

Carnaval no Brasil, o melhor e maior do mundo

Actualmente os festejos de Carnaval não têm dia certo para ocorrer e as datas da sua celebração variam conforme o país.

Nos Estados Unidos e na Alemanha festeja-se no dia 6 de Janeiro, na Colômbia no dia 11 de Novembro, em França na terça-feira “gorda” e no Brasil os festejos começam cinco dias antes da quarta-feira de cinzas.

Mesmo sem sabermos a origem exacta desta celebração, a verdade é que, quer tenha tido origem num festival religioso e primitivo ou numa simples celebração pagã, o Carnaval é uma festa que celebra a vida e a alegria.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda).

O Carnaval em Portugal

Os dias que se avizinham vão ser de cor, alegria, música e fantasia, com desfiles alegóricos e bailes de Carnaval um pouco por todo o país.

É bem verdade que não estamos no Brasil, mas o nosso Carnaval tem tradições próprias, muita magia e alegria! À falta do calor do sol, prevalece o calor humano que tão bem nos carateriza! E para o provar, estão os mais tradicionais e conhecidos festejos do Carnaval português que se celebram por todo o país, com destaque para Loulé, Sesimbra,Torres Vedras, Alcobaça,Mealhada, Ovar e Funchal.

 Carnaval em Sesimbra

 

Fonte:http://origemdascoisas.com

Fonte:wikipedia.org

Nota: Algumas fotos foram retiradas através de pesquisa na internet