Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ciprianoalves

ciprianoalves

Nada será como dantes

De repente tudo mudou! As nossas rotinas diárias, as nossas relações sociais e profissionais, as relações com familiares e amigos deixaram de acontecer da forma como sempre nos habituámos. Estamos de facto a viver um tempo estranho que nem os mais velhos se lembram de algo semelhante. O novo vírus afasta-nos da família, dos amigos e obriga-nos a tomar medidas de protecção nunca antes adoptadas pois o inimigo é invisível. Não nos cumprimentamos como dantes, não circulamos como dantes, não vamos a festas, as compras são feitas com regras.

 
Foto: Shutterstock

A economia está parada, com excepção dos serviços básicos. A economia foi restringida, milhares de negócios encerraram temporáriamente, há empresas a despedir colaboradores e outras que não sabem como vão pagar as contas. O capitalismo foi posto em pausa pelos próprios governos, que colocam a saúde dos cidadãos acima de qualquer outra prioridade. Mas será que, no fim da pandemia, será possível regressar ao sistema em vigor? As empresas adaptaram-se e de repente participam no esforço colectivo redirecionando as suas produções para os bens de primeira necessidade.

Cenários inimagináveis há bem pouco tempo atrás, mas presentes no nosso dia a dia mas absolutamente necessários para a contenção da pandemia.

7841547-1024x695-1024x675.jpg

Fonte: newslab

Os serviços e bens de primeira necessidades continuam disponíveis graças ao esforço, empenho e dedicação desses profissionais a quem quero expressar o meu reconhecimento, profissionais de saude, bombeiros, forças de segurança, operadores de supermercados, hipermercados, padeiros, agricultores,  motoristas e outros que embora condicionados contribuem para que o país não pare.

WhatsApp-Image-2020-03-17-at-18.22.27-1-870x522.jp

Fonte: Vida e Ação

Com diferente peso toda a economia está a ser afectada pela situação grave que atravessamos e da qual não sabemos quando vamos e como vamos sair, sendo certo que nada será como dantes e que teremos que estar conscientes que muito irá mudar nas nossa vidas e na própria sociedade onde nos inserimos.

VIRL-1200x675.jpg

Fonte: newslab

Muita coisa vamos ter que recontruir, a todos os níveis e isso é possível mas neste momento o mais importante é salvar vidas e ajudar quem mais precisa! Entretanto vamos adoptando as medidas que os meios oficiais vão divulgando com o objectivo de minimizar os efeitos deste inimigo invisível.

GRAFICO-e1583777067982.png

Fonte: ONU

Todas as crises possuem três elementos: uma solução, um prazo de validade e uma lição para a vida...esperamos que seja ultrapassada de forma rápida e nos traga lições para o nosso futuro, a todos os níveis!